quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Indepêndencia de Portugal


Durante a reconquista cristã o rei de Leão e Castela pediu reforços à Europa. Desses reforços vieram muitos cavaleiros dos quais se destacaram dois:
-D. Raimundo;
-D.Henrique.
O rei de Leão e Castela ficou tão grato pelas suas ajudas que decidiu oferecer recompensas. A D. Raimundo deu o condado da Galiza e a sua filha legítima D. Urraca e a D.Henrique deu o condado Portucalense e a sua filha ilegítima D. Teresa.
D.Henrique e D.Teresa tiveram um filho Afonso Henriques. Infelizmente o pai de Afonso Henriques morreu quando ele tinha 3 anos, assim enquanto não atingisse a maioridade quem ficaria como regente era D. Teresa. Quando atingiu a maioridade quis a independência do condado Portucalense mas D. Teresa não concordava. Em 1123 houve uma guerra em que D. Afonso Henriques sai vitorioso tornando-se assim regente. O seu primo do Reino de Leão não aceitou e continuaram em guerra até que em 1143, D.Afonso Henriques assina um tratado, conhecido por Tratado de Zamora, com o seu primo, em que D. Afonso Henriques passou a ser rei de Portugal.
Só em 1179 é que foi reconhecida a independência pelo papa Alexandre III.



3 comentários:

Historia disse...

Interessante e muito personizado!

Anônimo disse...

Olá Eduardinho!
Tens um blog muito interessante,que revela pesquisa. O teu blog demonstra gosto pela história nacional em particular!
Gostei muito do que li!
Parabéns!Quem sabe serás o nosso futuro José heramano Saraiva? Bjinhos meu historiador Da tia Carmen

Anônimo disse...

Parabens